segunda-feira, 2 de abril de 2012

NEUROPSICOPEDAGOGIA


             NEUROPSICOPEDAGOGIA

A Neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra avaliação e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual ou coletivo. Ela ainda é considerada uma práxis (prática fundamentada em referenciais teóricos) e não uma ciência. Entende-se como: “Área de estudo das neurociências na qual objetiva a análise dos processos cognitivos, potencialidades pessoais e perfil sócio – econômico, a fim de construir indicadores formais para a intervenção clínica frente aos educandos padrões com baixo desempenho e que apresentam disfunções neurais devido a lesão neurológica de origem genética, congênita ou adquirida.” (ROTTA Apud COSENZA:2010)

ATUAÇÃO DO NEUROPSICOPEDAGOGO

Além das atribuições do psicopedagogo de estudar as características da aprendizagem humana, processos de “ensinagem” e a origem das alterações na aprendizagem promovendo a identificação, diagnóstico, reabilitação e prevenção frente às dificuldades e distúrbios das aprendizagens, o neuropsicopedagogo, mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências, poderá elaborar pareceres de encaminhamento para neurologistas, pediatras e psiquiatras, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas e queixa principal.

 Na Unidade Escolar, irá atuar com os pais mediante a explanação clínica do distúrbio e as condutas a serem desenvolvidas, com intuito de realizar um processo sistêmico de tratamento e intervenção, colocando a família como principal agente prognóstico do sucesso da intervenção. Sempre num trabalho interdisciplinar com o Orientador Educacional. Caso a escola possua esse profissional.

BASES PARA O SURGIMENTO DA NEUROPSICOPEDAGOGIA:

• Lei 3124/97 – Senado Federal.
• Certificado de especialista com registro no MEC – CNE;
• Estar devidamente registrado na ABPp;

Fontes consultadas:
KRUG, Clarice Luiz. Neuropsicopedagogia e Contextos de Atuação. Novo Hamburgo: CENSUPEG, 2011. Aula expositiva do Curso de Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva.

4 comentários:

  1. Dúvida: O neuropsicopedagogo, pode se registrar na ABPp?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Tive que pesquisar para responder à sua pergunta, mas como esta especialização é recente no Brasil(+ ou - 3 anos) ela não como ser registrada na ABPp. Esta foi a resposta que obtive, na ABBp somente Psicopedagogos. Abraços

      Excluir
  2. Ok! Eu estou cursando pós em Neuropsicopedagogia, e com isso, as perguntas começam a surgir.

    Obrigada por sanar essa dúvida, Ana Lúcia!
    Muito bom teu blog! Adorei!

    Abraços,

    Carla.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Estou mto interessada em pós em neuropsicopedagogia, mas não quero acabar em consultório, por que não gosto. O que me sugere??

    ResponderExcluir