segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mantenha o foco na aprendizagem



Para alguns de nós, a aprendizagem pode ser um processo muito difícil, porém existem dicas que ajudam a torná-la mais fácil...
1. Olhe e escute – Existem pessoas que tem sua memória auditiva mais desenvolvida que a visual. Lendo a informação terá mais chance de lembra-la mais tarde, uma vez que se está utilizando mais recursos para codificar a informação.
2. Escrever é diferente de digitar- Digitar as notas no computador pode ser ótimo para a posteridade, mas escrever com a mão é melhor para o seu cérebro. O simples ato de segurar e usar uma caneta ou lápis faz com que novas sinapses sejam acionadas e estimula novas ideias.
3. “Agite uma perna” - A falta de fluxo sanguíneo é uma razão comum para a falta de concentração. Se você está sentado em um só lugar por algum tempo, mexa uma de suas pernas por um minuto ou dois. Seu sangue começa  a fluir e aguçar a concentração.
4. Tome café da manhã – Muitas pessoas pulam essa refeição e vão direto para o almoço, mas a criatividade é muitas vezes melhor no início da manhã, por isso é importante ter um pouco de proteína em seu sistema digestivo para alimentar o seu cérebro. A falta de proteína pode realmente causar dores de cabeça.
5. Ouça músicas - Pesquisadores descobriram que certos tipos de músicas são "chaves" para a memória. Informações aprendidas ao ouvir uma determinada canção podem muitas vezes ser lembradas, no momento em que ativa essas músicas na sua cabeça.
6. Cérebro = Mapas mentais - Necessidade de planejar alguma coisa? Mapas cerebrais, ou mapas mentais, oferecem uma forma compacta para obter uma visão geral de um projeto e eles permitem que você facilmente adicione detalhes. Com mapas mentais, você pode ver as relações entre ideias diferentes e que também pode atuar como um receptáculo para uma sessão de brainstorming.
7. Mantenha um diário - Isso não é exatamente o mesmo que um caderno de anotações. É necessário que tenha anotações de aprendizagens importantes em sua vida, o rastreamento de experiências ao longo do tempo. Se você adicionar em detalhes visuais, gráficos, mapas cerebrais, etc, você tem uma maneira muito mais criativa para manter o controle sobre o que você está aprendendo.
8. Dê uma caminhada - Mudando sua perspectiva, muitas vezes alivia a tensão, liberando assim a sua mente criativa. Uma curta caminhada pelo bairro pode ajudar.
9. Foco naquilo que está estudando - Foco sobre o que você está estudando. Não tente assistir TV ao mesmo tempo ou se preocupar com outras coisas. Ansiedade interfere com a absorção de informações e ideias.
10. Defina metas em sua vida - Prepare-se e vai perceber que os obstáculos são superáveis. Qualquer um que tenha experimentado esse fenômeno entende a sua validade.

3 comentários:

  1. Adorei! Ou melhor dizendo estou adorando o seu blog, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se tiver sugestões ou contribuições, serão bem-vindas!

      Excluir
  2. Muito bom! Parabéns! Estava lendo um livro do Prof. Pier e fui pesquisar mais sobre neurociencia e educação. Obrigada! (PS.: o acento circunflexo não está saindo =()

    ResponderExcluir