sábado, 7 de julho de 2012

Nosso cérebro é um órgão fantástico e muito valioso


Nosso cérebro é um órgão fantástico. Ele pode controlar praticamente todas as partes do nosso corpo. Ele também tem a capacidade única de pensar e fornecer habilidades cognitivas, tais como:
1. Habilidades de Atenção - Esta inclui a capacidade de uma pessoa de compreender e responder à informação recebida. Essas habilidades de atenção podem ser subdivididas em:
v Atenção sustentada - A capacidade de se manter focado e atento à tarefa que está sendo executada.
v A atenção seletiva - A capacidade de manter o foco, apesar de entradas sensoriais (também conhecidas como distrações)
v Atenção dividida - A capacidade de lembrar informações e manter o foco em alguma coisa enquanto realiza  uma outra tarefa.
2. Habilidades de memória. Esta é a nossa capacidade de armazenar e recuperar informações.
Memória engloba memória a longo prazo, que é a capacidade de recordar a informação que foi armazenada no passado. Este tipo de memória é crucial para muitas tarefas, incluindo a aprendizagem e muitas outras coisas feitas ao longo do dia.
Memória de curto prazo inclui informações que recordamos quando necessário em uma base mais imediata.
Ambas os tipos de memória são uma parte essencial de nossas habilidades cognitivas.
3. Lógica e raciocínio - Esta é a nossa capacidade de raciocinar de uma situação, formular conceitos e resolver problemas utilizando a entrada de única e parâmetros.
 4. O processamento auditivo - Isso inclui a nossa capacidade de analisar, combinar e diferenciar sons. É uma habilidade crucial para aprender a ler e soletrar.
5. Processamento visual - Este engloba a nossa capacidade de perceber, analisar e processar o mundo que nos rodeia em imagens visuais. Isto também inclui a capacidade de imaginar alguma coisa em nossas mentes. Este tipo de habilidade é importante para aprender a seguir as instruções, executar problemas de matemática e seguir direções.
6. Velocidade de processamento - A velocidade em que o nosso cérebro processa a informação é fundamental para a realização de tarefas cognitivas de forma rápida e eficiente. Eficientes habilidades cognitivas são essenciais para melhorar a nossa capacidade de aprender. Deficiências nessas competências desempenham um papel importante na aprendizagem. Por exemplo: fraquezas no processamento auditivo podem criar grandes problemas em aprender a ler de forma eficaz.
Como os músculos do seu corpo, suas habilidades cognitivas podem ser treinadas com  programas adequados do cérebro que visam especificamente as habilidades que você está interessado em melhorar. Devido à sua importância em nossa vida diária, certifique-se de manter ou tentar melhorar essas essenciais habilidades cognitivas, pois seu cérebro vale ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário