domingo, 26 de agosto de 2012

Enigma nº 1


“Seis mortos esticados
Cinco vivos passeando
Os vivos estão calados
E os mortos estão cantando”

                                   Decifra-me ou te devoro...

     Esse foi o primeiro enigma que postei no face, queria ter colocado uma imagem mais voltada à morte, mas logo me lembrei que para decifrar enigmas devemos nos voltar ao sentido das palavras, fechar nossos olhos do mundo que nos cerca e nos abrir para o sentido que cada palavra quer nos dar. É como interpretar poesias, é perceber a metáfora que ali se encontra.
     Interessante ocorreu ontem com as crianças na atividade "Pensação", havia um desafio que já é conhecido de todos: O que tem no início da rua, no meio da terra e no fim do mar. E junto deste desafio havia três imagens, simbolizando a rua, a terra e o mar. As crianças deduziram que era o sol, pois ele estava em todas as imagens... Obs.: estas crianças já estão saindo da fase das operações concretas para as abstratas...
     Porém, onde quero chegar é que a imagem nos prende, e não nos deixa raciocinar...quantas vezes em nossa vida temos algo importante para resolver e nosso foco fica somente  na situação, não nos permitimos analisar todo o contexto, enfrentar a metáfora que a vida nos traz...Será que internalizamos o nosso lado criança, querendo continuar nas operações concretas e não enfrentar as abstratas? 
     Bom foi apenas um tópico para se pensar...
     E a resposta do enigma? Ainda não vou revelar, pois é preciso raciocinar!
      

Resposta: Violão e mão - as cordas esticadas são os mortos e os vivos são os dedos que tocam nas cordas.

4 comentários:

  1. NÃO FOI POSTADO NADA, PORQUE ESSE ENIGMA ,.NÃO É FÁCIL, IMAGINEI COISAS BEM DIFERENTES DA RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei difícil, mas o importante é o pensar e por isso que enigma se chama enigma, por que é difícil. Abçs

      Excluir
  2. Caramba, muito bom, eu havia dado uma desistida, mas quando li "para decifrar enigmas devemos nos voltar ao sentido das palavras, fechar nossos olhos do mundo que nos cerca e nos abrir para o sentido que cada palavra quer nos dar." fechei os olhos e o violao veio a cabeça(literalmente pois eu estou deitado e meu violao fica acima da minha cabeca)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir