quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Já ouviu falar em Design Thinking?


     Conhecida como uma abordagem dinâmica, criativa e colaborativa para a resolução de problemas o Design Thinking apresenta-se para os educadores como mais um recurso para dinamizar o estudo e promover a troca de conhecimentos aos educandos.
       Inicialmente esta metodologia contribuiu para  o campo empresarial, mas ela se apresenta como uma grande ferramenta para o ensino de habilidades do século 21. A teoria básica desse processo é fazer com que os alunos resolvam as atividades propostas e juntos façam uma triagem de informações contribuindo com soluções baseadas no mundo real.

O Design Thinking está pautado em 5 passos:

1: Identifique oportunidades (Descoberta)
2: Analise as oportunidades (Interpretação)
3: Faça apresentações (Ideação)
4: Feedback (Experimentação)
5: Entenda e analise o Feedback (Evolução)



     Também com ótimo recurso visual o site Susanbca (http://susanbca.wordpress.com/2011/06/30/aulas-7-e-10-design-thinking-educacao-em-valores-e-transformacao-social/) mostra a dinâmica do Design Thinking já sendo aplicada em pelo professor Ulisses Araújo na Faculdade de Educação FEUSP.


Fonte: Neiva, Leonardo. Design Thinking: uma nova fórmula para pensar a educação. Disponível em https://www.institutoclaro.org.br/reportagens-especiais/design-thinking-uma-nova-formula-para-pensar-a-educacao/
Design Thinking para educadores. Disponível em http://www.designthinkingforeducators.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário