sábado, 13 de outubro de 2012

Enigma nº 9

Enigma nº 9
--- Desafio de Lógica ---

E agora, quantas ovelhas esse cara tem para dividir????


Resposta em 20/10

A resposta é 5 (tem o "boneco" da esquerda) e 7 (tem o boneco da direita). Pois segundo a fonte pesquisada a resposta seria assim:

x + 1 = 2 (y - 1)
x = y + 1 + 1
x = y + 2

x + 1 = 2 (y - 1)
y + 2 + 1 = 2y - 2
y + 3 = 2y - 2
3 + 2 = 2y - y
5 = y

x = y + 2
x = 5 + 2
x = 7

Portanto o Yuka está correto. E lá na página do face os primeiros que postaram a resposta correta  foram:

André Augusto ,  Walison Matheus  e Vinicius Nogueira.

6 comentários:

  1. O primeiro rapaz tem 5 ovelhas. O segundo rapaz tem 7. Se o primeiro rapaz der uma das dele, ficando com 4, o segundo fica com 8, que é o dobro. Se o segundo rapaz der uma ovelha ao primeiro rapaz, ficando com 6, o primeiro também terá 6 ovelhas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta foi: "Quantas ovelhas esse cara tem para dividir?" A resposta é - O rapaz que faz o enigma tem 2 ovelhas para dividir. E, completando a resposta, o rapaz que não entendeu o enigma tem 3 ovelhas para dividir.

      Excluir
    2. Vamos pensar juntos... se ele tem 2 ovelhas e der 1 para o outro. Ele ficará com 1 e seu amigo com 4, então na hora que o outro der 1 de volta ele volta a ter 3 e o outro volta a ter 2. Então a resposta não é essa...

      Excluir
    3. Oi Ana Lúcia, isto que vc postou é verdade caso o enigma seja sequencial - isto é, ele dá uma ovelha e depois é que o outro fica com quatro. Mas eu não pensei assim - eu pensei com a premissa. Ele tem dois - SE ele der um, o outro terá o dobro do que tem antes de ter dado e não do que irá ter depois que der. Assim, armei um sistema de equação, onde: I) y+1=2x (se x der uma ovelha, y ficará com o dobro de x) e II)y-1=x (se y der uma ovelha x ficará igual.) Ai é só fazer a substituição! Y+1 = 2(y-1) ----- y+1=2y-2 ----
      1+2=2y-y ---------------- 3= y ====== portanto x=2.

      Excluir
    4. Oi Maria Angélica, em todos os locais que pesquisei a resposta consta como 5 e 7, sendo que a fonte das referências em que retirei a pergunta apresenta a resposta desta maneira:
      x + 1 = 2 (y - 1)
      x = y + 1 + 1
      x = y + 2

      x + 1 = 2 (y - 1)
      y + 2 + 1 = 2y - 2
      y + 3 = 2y - 2
      3 + 2 = 2y - y
      5 = y

      Excluir