sábado, 13 de outubro de 2012

Imagens do futuro...


     Estimativas apontam que na segunda metade do século o progresso científico será triplicado, e isso resultará que a IA (Inteligência Artificial) estará paralelamente com o intelecto humano na década de 2020. As máquinas irão auxiliar com maior velocidade a capacidade intelectual dos seres humanos e se prevê um futuro em que a inteligência das máquinas superaria o cérebro humano, como eles aprendem a se comunicar, ensinar e imitar um ao outro. Cita-se o exemplo do chip de computador, pois ele dobrou de potência de dois em dois anos no século passado, o que levou a uma progressão e miniaturização cada vez mais rápida em todas as tecnologias baseadas nele.
       Mas será que é possível simular, por computador, o funcionamento do cérebro humano?  Pesquisadores americanos garantem que sim, pois eles desenvolveram um chip que imita a maneira como o nosso cérebro responde a uma nova informação recebida. Seria um primeiro passo, conforme eles visualizam, para a criação de uma inteligência artificial. Entretanto, avanços tecnológicos, ligados à inteligência artificial, têm ajudado a melhor entender as relações mente-corpo, mas continuam permeados por especulações filosóficas.
     Contudo Caetano (2012) aponta que: “No futuro, máquinas dotadas de inteligência artificial serão capazes de pensar e se comportar como seres humanos. O desenvolvimento de um cérebro eletrônico provocará uma revolução na sociedade que, fatalmente, transformará as pessoas em escravas da tecnologia, dependentes de sistemas autônomos e independentes, habilitados a tomar decisões sem nenhuma interferência humana. Em determinado momento, será impossível diferenciar homens e robôs, que passarão a interagir como seres semelhantes. Um cenário como esse está no imaginário das pessoas e já inspirou uma série de filmes de ficção científica. Mas a verdade é que, ainda que sem o tom dramático ou catastrófico dos longas-metragens de Hollywood, essa realidade já está entre nós e com importantes implicações no mundo dos negócios.

Imagens: Hashem Al-Ghaili
     Esta interface homem X máquina teve sua origem na tão comentada Inteligência Artificial (AI), onde Ciriaco (2008) define a mesma  como um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.
       Segundo a Wikipédia: A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor.
     A computação tridimensional molecular irá fornecer o hardware para uma "inteligência de nível humano artificial forte" em 2020. O aprofundamento do software irá resultar em parte da engenharia reversa do cérebro humano, um processo em andamento. Já foi modelado e simulado de duas dezenas de regiões do cérebro. No campo da neurociência, avanços neurotecnológicos, já estão se aparecendo e sendo percebidos através da construção de próteses sensoriais, capazes de executar funções de nervos danificados e em alguns casos as disfunções cerebrais.
      Mas, pensando na situação da reabilitação de pessoas lesadas, a questão da Inteligência Artificial, apresenta boas perspectivas para o futuro, pois segundo o neurocientista Nicolelis, as neuropróteses em humanos, serão responsáveis por aproximar milhares de pessoas da realidade de superar limitações que lhes impedem de ter uma vida normal. "É importante mencionar que essa terapia não resolverá todos os problemas. Ela será voltada a pacientes com lesões na medula espinhal ou com degeneração no sistema motor periférico", afirma.



Referências:

CAETANO, Rodrigo. A Revolução das Máquinas. Disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/78616_A+REVOLUCAO+DAS+MAQUINAS
UOL. Mulher Paralisada usa braço mecânico controlado pela mente para levar líquido a boca. Disponível em http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/05/16/mulher-paralisada-usa-braco-mecanico-controlado-pela-mente-para-levar-liquido-a-boca.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário