quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rejeição social pode tornar as pessoas mais criativas!

   
  Criatividade e solidão parecem andar de mãos dadas diz um novo estudo, pois a rejeição social pode levar a criativas resoluções de problemas. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Experimental Psychology General.
      Um estudo realizado pela Universidade  Johns Hopkins, nos Estados Unidos, aponta que a rejeição social pode inspirar o pensamento imaginativo, particularmente em indivíduos com um forte senso de sua própria independência.
   Os pesquisadores  mostraram que se as pessoas são capazes de lidar com a rejeição, de forma adequada, podem experimentar a criatividade elevada e até mesmo o sucesso profissional através da capacidade de abster-se do pensamento coletivo e ir à busca de suas próprias soluções.
   As pesquisas ocorreram através de simulações onde os sujeitos do estudo foram levados a acreditar que todos os demais componentes do grupo foram escolhendo uns aos outros para desenvolver algum projeto e ninguém escolheria tal sujeito.
   Aqueles que tinham mais segurança em si, continuaram a desenvolver o projeto, empenhando-se na criatividade. “Para as pessoas que já se sentem separadas da multidão, a rejeição social pode ser uma forma de validação”, diz a pesquisadora Sharon Kim, coordenadora do estudo. “A rejeição confirma a pessoas independentes o que elas já sentem sobre elas mesmas: que não são iguais aos outros. Isso leva a uma maior criatividade”, afirma.
    Por outro lado, a rejeição social tem o efeito oposto nas pessoas que se sentem mal com a exclusão e gostariam de pertencer a um grupo: ela inibe sua capacidade cognitiva. De acordo com Sharon, muitos estudos psicológicos ao longo dos anos confirmaram esta afirmação. Em sua pesquisa, porém, a especialista considerou apenas o impacto da rejeição em pessoas que se orgulham em ser diferentes da maioria, sendo assim, um fator importante desta pesquisa foi demonstrar que para alguns a rejeição social é uma alavanca para o sucesso, mas não é fácil ser um gênio!

Fonte: Popsci.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário