segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Todos querem ter boa memória!


Não importa para que tipo de atividade você venha a desempenhar, pode ser desde uma apresentação de um trabalho até um teste. Manter a memória em perfeito funcionamento é o desejo de todos. Eis, então, umas dicas que podem ajudar ao melhor funcionamento da mesma:

è  Descanse bastante. Falta de sono pode atrapalhar a consolidação da memória. Porém, durante os estudos, faça pausas curtas ou cochilos, durante o qual o cérebro pode refletir e se conectar.

è   Se você tem memória auditiva, reduza distrações visuais. O cérebro pode acomodar apenas uma entrada sensorial dominante de cada vez.

è  Hidrate seu corpo e automaticamente estará hidratando seu sistema cérebro. Prepare-se para a aprendizagem, alimentando-se bem. Consuma salmão, ácido fólico, açúcares naturais e vitamina B12.

è Tente eliminar o estresse ou qualquer forma de trauma emocional.

è Não tente memorizar informações, se estiver com dor, sob medicação, sob a influência de drogas ou álcool.


è Minimizar o excesso de tarefas. Nós não podemos executar duas tarefas semelhantes, simultaneamente, ao menos que se tenha alcançado "automatismo" (realizado sem processamento mental consciente).

è Ensaie informações, tente memorizá-las tanto visualmente, tanto auditivamente.

è Use associações para preparar sistematizar seus estudos. Use dispositivos mnemônicos (acrósticos, mapas mentais e organizadores de gráficos) para memorizar várias peças de informação. Faça como muitas correlações e conexões com informações anteriormente aprendidas.

è Repita as informações importantes dentro 10-22 minutos, de novo dentro de 48 horas, e novamente ao fim de um período de sete dias.

è Processe a informação como se estivesse preparando-o para ensiná-lo a um outro indivíduo.("Ensinar é aprender duas vezes."-Joseph Joubert).

è Use um perfume ou fragrância durante a aprendizagem (no momento em que estiver estudando) e procure usar essa mesma fragrância  durante a atividade que você precisa realizar(trabalho, teste). 


è Procure discutir(dialogar) os conteúdos de estudos com outras pessoas.

è Pratique atividades físicas regularmente. Pesquisas mostram que 30 minutos de exercícios por dia reduz em mais de 50% as chances de Alzheimer.


Fonte: Brain world magazine

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