sábado, 10 de novembro de 2012

Para um bom desempenho cerebral... água é essencial!


    Nossas sinapses (as comunicações de um neurônio para o outro no cérebro) ocorrem com melhor desempenho, diante de um organismo bem hidratado, por isso água é fundamental. Quando você não bebe esse líquido constantemente, essas comunicações ficam prejudicadas, atrapalhando o raciocínio e a concentração. Além disso, o hipotálamo - parte integrante do cérebro - regula a fome, o sono, o cansaço e a sede. Quando ingerimos pouca água, a desidratação é confundida com fome, fazendo a pessoa comer sem necessidade e engordar, além de oferecer mais cansaço.
   Alguns cientistas, do Reino Unido, analisaram dois grupos de adolescentes durante a prática de atividade física. Os jovens tiveram que andar de bicicletas divididos em dois grupos: um vestindo três camadas de roupa e o outro roupas adequadas a prática de exercícios.
   O primeiro grupo apresentou maior perda de suor (relacionado à idade). Após estas atividades, os voluntários foram expostos a jogos de raciocínio. Constatou-se que o grupo que perdera mais água, teve mais dificuldade em resolver os desafios propostos pela atividade.
    A publicação demonstrou também que a hidratação com apenas um ou dois copos de água faz com que o tamanho do cérebro volte ao normal, restabelecendo sua capacidade normal.
   Além da saúde do cérebro, hidratar-se corretamente também oferece benefícios para diversas partes do organismo:
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Auxilia no processo de expectoração de resíduos pulmonares;
- Regulador da temperatura do corpo em níveis ideais;
- Importante para eliminação de resíduos tóxicos pela urina;
- Fundamental para as reações metabólicas;
- Promove a revitalização das células, mucosas e peles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário