quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem


      Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados.
   O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem- professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos – e aos pais uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. Esses conhecimentos ajudam a compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.
      A abordagem cognitiva proposta neste livro é uma das mais fecundas no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e possibilita aos alunos melhorarem seu desempenho escolar, dando a eles as chaves para êxito acadêmico.
    O livro traz grandes dicas de abordagens cognitivas, manutenção de aprendizagens, avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos, programas de educação cognitiva e ajudas estratégicas para diversas áreas do conhecimento. Também apresenta estudos de casos procurando exemplificar de que formas os erros são cometidos e de que forma podem ser evitados ou remediados.
    Vianin(2013) parte do pressuposto que os professores deveriam pautar seus trabalhos em 4 tempos: contextualização; descontextualização; recontextualização e generalização (favorecimento do “bridging”[lançar pontes], ou capacidade de fazer ligações, pontes “bridge”, buscando analogias entre a tarefa realizada, o mundo do trabalho, o das relações e o dia a dia.

Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem
Autor: Pierre Valim  
Editora Penso
Ano: 2013

Quer mais informações sobre o livro? Acesse aqui: Grupo A

Um comentário: