quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Você lembra tudo que aprendeu este ano?


FASES DE ARMAZENAMENTO E RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA

Existem três fases que o cérebro passa na formação e retenção de memórias.

AQUISIÇÃO
Novas informações entram em seu cérebro por meio dos neurônios sensoriais, que levam para uma área específica do cérebro (visão, audição, tato, olfato, gustação). O segredo para a codificação de informações em sua memória é a concentração, a menos que você esteja focado, a informação pode “entrar por um ouvido e sair pelo outro.”
Concentração, atenção e foco são todos sinônimos para um estado de abertura mental direcionada a informação que necessita ser gravada.
Raciocínio e compreensão estão ligados nesta etapa, visto que a informação sendo absorvida passa a ser codificada ou processada para ser gravada.

CONSOLIDAÇÃO
Se você está concentrado o bastante para processar a informação nova em seu cérebro, o hipocampo envia um sinal para armazenar as informações na forma de memória de longo prazo.
A consolidação depende de vários fatores. É mais fácil gravar uma informação que esteja encadeada com algo que você já saiba, com algo que você goste, com algo que estimule uma resposta emocional, dentre outros.

RECUPERAÇÃO
Quando você precisa recordar a informação, o cérebro tem que ativar o mesmo padrão de células nervosas que usou para armazená-la. Quanto maior a frequência que você precisa da mesma informação, mais fácil se torna de recuperá-la, pois a células nervosas e sinapses desenvolvem-se com o estímulo.


O estudo apresentado retrata a visão neurocientífica sobre a memória, mas dentro do âmbito educacional, Piaget, uma das grandes referências em processos de aprendizagem, já ressaltava que só existe aprendizagem quando há acomodação, ou seja, uma reestruturação da estrutura cognitiva do indivíduo, que resultaria em novos esquemas de assimilações. 
Nesse sentido o armazenamento e recuperação de memória, pautados nas investigações neurocientíficas, só vieram confirmar o que Piaget já havia pesquisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário