terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O que é procrastinação?


Precisa fazer algo e vai adiando, acredita que tem tempo de sobra, mas...o tempo vai passando...e aí...
   Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, ela se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.
    A procrastinação assume perfis diversos. O procrastinador por criação de problema adia as tarefas para mais tarde porque acha que terá mais tempo. O procrastinador comportamental até faz listas e planos, mas não segue nada do que foi planejado. E o procrastinador retardatário faz várias coisas antes de cumprir uma tarefa determinada anteriormente.

Há como tratar a procrastinação?

    Uma dica excelente para o tratamento da procrastinação é dar a nós mesmos prazos mais curtos. Marcar na agenda um prazo menor daquele que foi estipulado. Assumir um compromisso público com alguém que vai fazer até o dia tal. Criar pressão em si mesmo.
    Outro truque é estabelecer horários do dia para se dedicar a tal atividade, ou seja, intercalá-la com prazer. Por exemplo, você pode definir que vai trabalhar por apenas 30 minutos no projeto e depois, terá 30 minutos de descanso para fazer o que mais gosta. Seria como dar uma recompensa a si mesmo.
   Porém, aqui, é importante, não enganar a si mesmo. Assim, a recompensa ficará mais gostosa e o truque começará a dar resultados no seu cérebro: ele estará continuamente associando o fato de você cumprir a obrigação a uma recompensa prazerosa no final. Tente!
    Mas se já tentou tudo isso, e não obteve resultado, a solução é procurar um profissional adequado e descobrir porque você não está dando valor a situações necessárias à sua vida, pois  para ter uma boa chance de dominar a procrastinação, você deve reconhecer imediatamente que você está sendo vítima dela. Então, se faz necessário identificar porque está procrastinando, para poder tomar as ações necessárias e superar este bloqueio.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Suzana!
      Explicando de modo bem simples...
      Na procrastinação a pessoa faz um autossabotagem consigo mesma, onde podem estar escondido aí problemas emocionais,que podem levar à depressão. Porém a depressão já é algo diferente, a pessoa não consegue nem ter o ânimo para realizar as atividades, pois na procrastinação a pessoa adia, mas acaba fazendo de qualquer jeito, e na depressão ela nem tenta fazer...

      Excluir
  2. Boa pergunta Suzana Lima.

    Mas pelo visto, além de ter depressão (estou em tratamento), sou procrastinadora... Agora é tentar descobrir meus problemas emocionais.

    Excelente texto!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou procrastinador e também fui diagnosticado com TDA.
    Penso muito mais no presente do que no futuro.
    Não vejo o futuro

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir