quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Efeito “Tetris” como exemplo de reprogramação de seu cérebro

   Quem já jogou Tetris[1] por algum determinado tempo consecutivo deve conhecer o efeito que o mesmo provoca no cérebro, o famoso “efeito Tetris”, que se caracteriza pelo cérebro do jogador mostrar, involuntariamente, peças do jogo, mesmo quando o indivíduo não o está jogando, apesar disso, comprovadamente, pode acontecer com qualquer videogame ou vídeo em que uma mesma imagem ou cenário sejam expostos repetidamente. De alguma forma, sua mente continua a jogar o jogo, mesmo quando você não está fisicamente.
   Baseado neste efeito Tetris, o professor de psiquiatria da Harvard, Robert Stckgold realizou um estudo com um grupo de estudantes sendo que 75% deles informaram que sonharam com as peças de Tetris caindo, girando e encaixando. Constatando que a mente continuava estar ativamente no jogo durante o sono.
   Outro estudo, realizado em 2009, descobriu que jogar Tetris pode aumentar a capacidade do seu cérebro e torná-lo mais eficiente. Meninas[2] adolescentes jogado o jogo em média de 1,5 horas por semana durante três meses tiveram o seu córtex cerebral mais espesso, enquanto sua atividade cerebral em outras áreas diminuíram em comparação de quando tinha começado os estudos. Richard Haier, co-investigador no estudo,  diz que houve um "efeito de aprendizagem Tetris" em que o cérebro consumiu menos energia, como o domínio do jogo.
   Estudos de Haier demonstraram que Tetris havia afetado a plasticidade do cérebro, ou a habilidade do cérebro de mudar estruturalmente, à medida que as meninas foram praticando e aprendendo a jogar o jogo. Neurônios, ou células nervosas no cérebro fazem conexões, comunicando através de sinapses. Quando você aprende algo, você muda as conexões neurais. Toda vez que você reativar um circuito, aumenta a eficiência sináptica, e as conexões se tornam mais duráveis ​​e mais fáceis de reativar.
   Assim, para resumir, quando você faz tarefas específicas várias vezes, elas ocupam menos de seu poder cerebral ao longo do tempo. E isso será a base para mudar nosso comportamento para melhor:

   Na verdade, é bastante simples: Podemos aproveitar a plasticidade do cérebro, treinando nosso cérebro para fazer padrões positivos mais automáticos. Quando praticamos procurando e sendo mais conscientes dos aspectos positivos da vida, lutaremos contra a tendência do cérebro para procurar e detectar os negativos.

Baseado neste efeito Tetris, Shawn Acor[3] criou o Efeito Tetris Positivo:

"Nós podemos treinar o cérebro para procurar as coisas boas da vida, para nos ajudar a ver mais possibilidade, de se sentir mais energia, e para ter sucesso em níveis mais elevados."

Estamos basicamente tentando encontrar um caminho desconhecido que se andou uma vez, nos faz felizes, o caminho sendo as conexões sinápticas em nosso cérebro. E então, porque nós gostamos, vamos por esse caminho, centenas e centenas de vezes. Lentamente, uma faixa forma e torna-se muito claro e mais fácil de andar o tempo todo.

 Aqui está um exemplo de uma sinapse, que representa o caminho que queremos passar por cima de novo e de novo, para torná-lo forte, fácil de reconhecer padrão para os nossos cérebros:




A melhor coisa sobre tal prática é seus efeitos a longo prazo. As pessoas que fizeram "três coisas boas" diárias, por uma semana sentiram-se mais felizes e menos deprimidas depois de um mês. Não surpreendentemente, os participantes mais felizes foram os que continuaram a prática diariamente.

4 maneiras de mudar sua vida para ser mais Positiva
Vamos lá, construindo o Efeito Tetris Positivo - a construção de um hábito se torna mais automático e, portanto, mais duradouro. Por sua vez, isso irá aumentar a sua produtividade de forma sustentável e criativa: - Então, com isso em mente, aqui estão algumas das principais maneiras que Acor indica para seu cérebro ficar na positividade:

Procurar três pontos positivos diários-  Ao final de cada dia, faça uma lista de três coisas boas que aconteceram naquele dia e procure refletir sobre o que fez com que elas acontecessem. As coisas boas poderia ser qualquer coisa, encontrar um velho amigo, um comentário positivo sobre alguém, um por do sol bonito. Celebrando pequenas vitórias também tem um efeito comprovado de alimentar a motivação.
Enviar uma mensagem para alguém – Levando em consideração que as coisas positivas fazem você ficar melhor, tome um minuto para agradecer ou reconhecer alguém por seus esforços. Uma ótima maneira de fazer isso é através do envio de um e-mail diário para alguém. Pode ser qualquer pessoa...
Faça algo agradável -  Atos de bondade impulsionam os níveis de felicidade. Algo tão pequeno e simples como fazer alguém sorrir. Uma simples bala, um café que você oferta para alguém pode fazer uma enorme diferença...
Cuide de sua mente- Fique sempre prestando atenção ao momento presente, sem julgamentos. Procure sempre ter bons pensamentos sobre si e sobre os outros.
A prática regular da meditação também foi mostrada para afetar a plasticidade do cérebro, aumentando a massa cinzenta no hipocampo, uma área do cérebro importante para a aprendizagem, memória e emoções, e redução de massa cinzenta na amígdala, uma área do cérebro associada com o estresse e a ansiedade.


Fonte: lifehacker





[1] O Tetris é um videogame de quebra-cabeça, originalmente desenvolvido e programado por Alexey Pajitnov na União Soviética. O jogo foi lançado em 6 de Junho de 1984, enquanto Pajitnov trabalhava no Centro de Informática de Dorodnicyn, na Academia de Ciência da URSS, em Moscow. O nome “tetris” deriva do prefixo grego “tetra” (já que todos os blocos do jogo são formados por quatro segmentos) e tênis, o esporte favorito de Pajitnov. Foi o primeiro artigo de entretenimento eletrônico oficialmente exportado da União Soviética para os Estados Unidos, sendo desenvolvido pela Spectrum Holobyte para microcomputadores Commodore 64 e IBM PC.
[2] Os pesquisadores escolheram usar adolescentes deste estudo, porque é mais provável que ver as mudanças no cérebro em desenvolvimento. As meninas foram escolhidas porque os meninos tendem a ter muito mais experiências de jogos de computador e, portanto, podem não mostrar mudanças detectáveis no  ​​cérebro depois da prática do jogo. Todas as 26 meninas no estudo tinham experiência limitada jogo de computador.
[3] Autor do livro: A Vantagem da Felicidade

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