sexta-feira, 15 de março de 2013

Palavras cruzadas: excelente exercício para ativar a memória


Para um bom desempenho cerebral necessitamos  de boa alimentação, exercícios físicos, boa noite de sono e exercício mental.
Um excelente exemplo é a resolução de palavras cruzadas, pois na medida em que tentamos lembrar a palavra que preenche determinados quadrinhos, estamos exercitando nossa memória de longa duração e paralelo a isso, vamos criando um novo vocabulário.
Também facilitamos nosso processo mnemônico trabalhando o raciocínio, a memória e a rapidez intelectual.
De acordo com o neurologista João Batista Valadares, estimular o cérebro é importante para manter a capacidade de ação dos neurônios, responsáveis pelos impulsos cerebrais que coordenam a memória e o pensamento. Ele afirma, inclusive, que jogos como as palavras cruzadas ajudam até mesmo a prevenir doenças como o Alzheimer - doença degenerativa que provoca a perda de memória, entre outros sintomas. "Quando exercitamos o cérebro, estimulamos os neurônios e aumentamos a sua capacidade de reter informações. Esse processo é fundamental para manter a saúde do sistema neurológico e a retardar e até mesmo prevenir o Mal de Alzheimer".


Fonte:
THOMPSON, Priscilla. Palavras cruzadas funcionam como malhação para o cérebro. Gazeta Online
VIEIRA. Cássio. Cérebro: jovem para sempre. Ciência Hoje

Um comentário:

  1. Que bom essa dica oferecida por Dr. Fernando,é importante que tenhamos esse estímulo de poder fazer algo em função da nossa memória,inclusive com histórias em família de diversas patologias, na área do cérebro.

    ResponderExcluir