quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mate as formigas do seu cérebro

    No livro Transforme seu cérebro, transforme sua vida, Daniel Amen, fala como os pensamentos negativos podem ser limitantes na vida das pessoas, sendo que estes, automáticos em algumas pessoas, parecem ter vida própria: verdadeiras  “formigas”...


   
   As formigas são os pensamentos cínicos, sombrios que podem levar as pessoas a se sentirem depressivas e fatalistas... Este tipo de pensamento limita severamente a capacidade de uma pessoa para desfrutar de sua vida, pois os pensamentos são poderosos. Cada célula do seu corpo é afetada por cada pensamento que você tem. É por isso que quando as pessoas ficam emocionalmente perturbadas, elas realmente desenvolvem sintomas físicos, como dores de cabeça ou dores de estômago. A angústia interna de um  pensamento melancólico pode fazer com que as pessoas se comportem de maneiras que alienam os outros, por exemplo, ao emitirmos frases que são típicas formigas (pensamentos automáticos negativos), tais como:

"Você nunca me ouve."
Pensamento sempre/nunca: pensar com palavras como sempre, nunca, ninguém, todo mundo, toda vez, tudo (absolutismo);

"Só porque nós tivemos um bom ano no negócio, não significa nada."
Concentrar-se no negativo: ver só o lado ruim de uma situação;

"Você não gosta de mim."
 •Leitura da mente: acreditar que você sabe o que os outros estão pensando;

"Esta situação não vai dar certo. Eu sei que algo ruim vai acontecer. "
Previsão do futuro: prever o resultado pior possível de uma situação;

"Eu me sinto como se você não se importasse comigo."
Pensando com sensações: acreditar nas sensações negativas sem mesmo questioná-las.

"Eu deveria ter feito muito melhor, eu sou um fracasso."
Torturando-se com a culpa: pensando com palavras como deveria, preciso, poderia ou tenho de;

"Você é arrogante."
Rotulação: colocar um rótulo negativo em si mesmo ou em outra pessoa;

"Você está atrasado, pois você não se importa comigo."
Personalização: colocar em eventos inócuos um significado pessoal.

"A culpa é sua."
Culpar os outros: culpar outra pessoa por seus próprios problemas.

     Na concepção de Amen, estes pensamentos limitam seriamente a capacidade das pessoas para desfrutarem de maneira positiva suas vidas. Conforme o autor o Sistema Límbico desempenha as funções de •   Estabelecer o tom emocional da mente; •Filtrar os eventos através dos estados internos (criar a nuance emocional); •Rotular eventos como internamente importantes;  •Armazenar lembranças altamente carregadas de emoção; •Modular a motivação;  •Controlar o apetite e os ciclos de sono;  •Promover ligações; •Processar diretamente o sentido do olfato; •Modular a libido. 
      Pessoas que alimentam as “formigas”, seriam as que apresentam  problemas no Sistema Límbico, apresentando características de •Mudanças de humor irritabilidade, depressão clínica; •Aumento de pensamentos negativos; •Percepção negativa de eventos; •Diminuição da motivação; •Fluxo de emoções negativas; •Problemas de apetite e sono; •Diminuição ou aumento de resposta sexual; •Isolamento social.

     A maioria das pessoas não entende como os pensamentos são importantes, e deixam o desenvolvimento de padrões de pensamento ao acaso. Ter pensamentos negativos faz com que as pessoas sintam desconforto ou dor interna. Toda vez que você tem um pensamento de raiva, um pensamento cruel, um pensamento triste, ou um pensamento mal-humorado, seu cérebro libera substâncias químicas negativas que fazem seu corpo se sentir mal (e ativar seu sistema límbico). Pense na última vez que você esteve zangado. Como é que o seu corpo se sente? Quando a maioria das pessoas estão com raiva seus músculos ficam tensos, o coração bate mais rápido, suas mãos começam a suar e podem até começar a sentir tontura. Seu corpo reage a cada pensamento negativo que você tem.
      Para Amen, os pensamentos têm propriedades físicas reais. Eles são reais! Eles têm influência significativa em cada célula de nosso corpo, pois a cada pensamento que temos sinais elétricos são enviados por todo o cérebro. Portanto, quando estamos sobrecarregados com pensamentos negativos nosso sistema límbico fica afetado e nos traz problemas, tais como: irritabilidade, mau humor, depressão, etc.
    A questão é: como aprendemos a controlar nossos pensamentos? Existe alguma escola para isso? O autor aponta para algumas possíveis soluções:
1º Nutrição: Nosso sistema límbico precisa de gordura e proteína para funcionar adequadamente. Níveis baixos de dopamina, serotonina e norepinefrina estão ligados a depressão e distúrbios de humor. É essencial comer proteína suficiente em quantias balanceadas com gorduras e carboidratos.
2º Atividade Física: O exercício físico pode ser muito eficaz, pois ele libera endorfinas que induzem uma sensação de bem-estar. O exercício também aumenta o fluxo sanguíneo por todo o cérebro, o que o nutre de tal forma que ele possa funcionar adequadamente.
3º Contato Físico: O toque físico real é essencial à boa saúde. O toque é essencial à natureza humana. Ainda assim, na nossa sociedade fria e litigiosa, o toque está se tornando cada vez menos frequente. Abrace ou ao menos toque em seus filhos, seu cônjuge e seus entes queridos regularmente. Dar e receber massagens irá melhorar a saúde e as ligações límbicas.
4º Biblioteca de boas lembranças: Sempre que você se lembra de um evento em particular, seu cérebro libera agentes químicos parecidos com aqueles liberados quando o evento de fato ocorreu. Lembrar traz de volta estados de espírito e sentimentos semelhantes. Para equilibrar as lembranças más é importante lembrar as vezes que nossa vida esteve carregada de emoções mais positivas. Faça uma lista dos dez períodos mais felizes de sua vida. Descreva-os para si mesmo em detalhes, usando o máximo possível dos cinco sentidos. De que cores você lembra? Que cheiros havia no ar? Havia música? Que roupa você vestia? Qual a expressão do seu rosto? Quando as das pessoas estão felizes seus músculos relaxam, o coração bate mais devagar e a respiração fica mais lenta.
       Portanto, tentar gerenciar seu padrão de pensamento pode ser um grande desafio, mas cada vez que essas formigas estiverem lhe atormentando, procure pelo seu tamanduá!!!

Fonte: AMEN, Daniel G. .Transforme seu Cérebro. Transforme sua Vida. Editora Mercuryo, 2000.

3 comentários:

  1. Amei! Muito bom pra saúde saber lidar com pensamentos negativos. Sem perceber ele vai te comendo aos poucos... Cadê meu tamanduá! Diferencia: Ler a Bíblia e meditar no que lê também é um bom remédio para afastar pensamento negativo.

    ResponderExcluir
  2. Quis dizer sugerimento, não diferencia!

    ResponderExcluir