sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cronobiologia - conheça o que acontece com o seu corpo de acordo com o tempo



O Corpo em Segundos
É necessária uma exposição de aproximadamente um décimo de segundo para se estabelecer uma boa imagem na retina. Os filmes são exibidos a uma velocidade de cerca de 24 quadros por segundo, rápida demais para os seres humanos distinguirem uma única imagem. As imagens se desvanecem umas nas outras, dando a ilusão de movimento na tela.
Um movimento completo dura cerda de cindo segundos: dois segundos de inalação de ar , três de exalação.
O volume de sangue que passa pelas artérias alimentado o coração (as artérias coronárias) é de aproximadamente dois décimos de um galão (3.79 litros) por minuto ou cerca de 4% a 5% de todo o sangue lançado pelo coração.
Nos testículos são feitos mil espermatozóides por segundo (são necessários cerca de 2 meses para se fabricar um totalmente maduro). Depois da ejaculação, o esperma dirige-se para o óvulo, ou célula sexual feminina, impulsionando-se a uma velocidade de cerca 11cm por hora (o equivalente a um nadador percorrer 10 metros por segundo) e alcança o local de fertilização dentro de 50 minutos. Lá, o esperma pode permanecer vivo por aproximadamente dois dias.
São necessários aproximadamente 60 segundos para o sangue circular por todo o corpo em repouso, o processo é mais rápido quando o corpo está praticando exercícios físicos.

 O Corpo em Minutos
Uma pessoa sem oxigênio perderá os sentidos em cerca de 30 segundos e entrará em coma em aproximadamente um minuto
A adrenalina – um hormônio de tensão secretado pela glândula suprarrenal na corrente sanguínea – permanece ativa de 10 a 30 segundos; daí em diante, segue uma atividade decrescente que dura de um a vários minutos
No cérebro fetal, os neurônios desenvolvem-se a uma velocidade média de mais de 250 mil por minuto. Ao nascer, o cérebro do bebê possui cerca de um trilhão de neurônios. Depois disso, surgem pouquíssimos novos neurônios.
Na pele, o fluxo sanguíneo regula a temperatura do corpo. Quando está frio fora, o fluxo sanguíneo na pele é de aproximadamente meio litro por minuto. Quando está quente fora, o fluxo aumenta para cerca de três litros de sangue por minuto para esfriar o corpo.

O Corpo em Horas
Aproximadamente um litro de sangue passa pelo cérebro a cada um minuto.

O Corpo em Dias
O revestimento interno dos grandes vasos sanguíneos renova-se a casa seis meses. A pele é ainda mais veloz, regenerando-se a casa três ou quatro semanas. Mas, de longe, a regeneração mais veloz ocorre no revestimento interno do aparelho digestivo. Tanto as células do estômago como todo o revestimento do intestino são substituídos a cada três dias.

O Corpo em Semanas
As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido do que as unhas dos pés – cerca de 0,25 milímetros por semana.
As impressões digitais forma-se de seis a oito semanas antes do nascimento.

O Corpo em Meses
As papilas gustativas estão entre os primeiros órgãos do sentido a aparecer no feto. No terceiro trimestre da gestação, as papilas gustativas do feto estão sensíveis às substâncias químicas no líquido amniótico.
Depois que uma pessoa bebeu um copo de água, é preciso de meio a uma hora para toda a água ser absorvida pelo corpo.
O cérebro produz líquido cérebro-espinhal a uma velocidade aproximadamente de meio litro por dia.
No momento do nascimento, as meninas tem cerca de 400.000 ovos nos dois ovários. Desses, apenas aproximadamente 480 podem ovular durante toda a vida reprodutiva e desses últimos somente 5% poderão ser fertilizados pela esperma.
O cabelo ao contrário das unhas não cresce continuamente; ele cai e é renovado periodicamente. Cabelos finos crescem cerca 2,5cm a cada dois ou três meses. Cabelos grossos levam aproximadamente o dobro do tempo. Cortar ou barbear pelos não interfere de nenhuma maneira o crescimento.
Um reflexo patelar leva aproximadamente quatro décimos de segundo para se completar

O Corpo em Anos
As vibrações do ar são ondas de som. Quanto mais alta a altura do som, maior será a frequência ou ciclos por segundo. Os adultos conseguem detectar sons que tenham uma frequência entre 16 e 20 mil ciclos por segundo mas ouvem melhor em frequências que variam entre um mil e dois mil ciclos por segundo. As crianças ouvem notas de maior altura do que os adultos. Todavia, depois da puberdade a sensibilidade para notas mais altos se reduz ao mesmo tempo em que a voz fica mais grave. A partir daí, os ouvidos se adaptam melhor à altura ou frequência de som da fala do ser humano. 

Cronobiologia - O que muda no corpo com o tempo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário