sábado, 15 de junho de 2013

KANDEL – Em busca da memória

 

     Em busca da memória é uma homenagem cinematográfica para um dos maiores pesquisadores de nossa geração, Eric Kandel, neurocientista (83 anos), ganhador do Prêmio Nobel, uma pessoa espirituosa, sentimental e amorosa. Ele dedicou sua carreira a entender as bases biológicas de como a mente armazena experiências e reage a elas - trabalho que, além de solucionar um mistério científico, apresenta o ponto de partida para novos tratamentos psiquiátricos. O filme de 95 minutos por Petra Seeger, nos dá um olhar para dentro da história pessoal de um homem maravilhoso com uma mente complexa em uma viagem extraordinária. 
     A vida de Kandel, pessoal e acadêmica, se desenrola no documentário biográfico. Revelando os acontecimentos que se desenvolveram na sua vida, mostra sua infância dolorosa em Viena ocupada pelos nazistas, a imigração de sua família para a América, e os obstáculos resultantes da construção de uma vida e o legado de um novo país.
   Também, calorosamente desvenda as dificuldades que ele enfrentou plantando suas próprias raízes, o que não foi fácil como o jovem cientista tinha que encontrar um equilíbrio entre o trabalho e a família. O filme faz um retrato fascinante de uma pessoa impulsionada por suas paixões, inspirado por suas experiências e como elas fornecem o contexto para a sua obra.
     O documentário leva Kandel ao seu apartamento em Viena e o aproxima das pessoas que ajudaram a salvar a vida de sua família. Revela, também, a ligação cultural e espiritual que ele tem para com o judaísmo, bem como o objetivo de preservar estes achados como as tradições de sua família, que ele continua a implementar durante as funções familiares e, claro, as memórias.
    Mas também nos leva para o mundo acadêmico e científico, pois através do avanço de seu trabalho, as memórias de Kandel, tanto positivas quanto negativas moldaram sua personalidade carismática e levaram - no a realizar a pesquisa revolucionária que é responsável por quase tudo o que sabemos sobre como funciona a memória. Isso nos permite entender melhor como o nosso cérebro produz e armazena memórias, que é um dos objetos de estudo mais interessantes na áreas das neurociências.
   EM BUSCA DE MEMÓRIA nos mostra com profundidade as realizações ao longo da vida e as reflexões de um homem, que acabou por ser muito maior do que a soma de todas as suas partes, por isso considerado um dos pesquisadores da memória mais importantes do século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário