quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cem macacos



     Os macacos Fuscata vivem na ilha de Koshima e têm sido estudado cientistas sociais há décadas. Rotineiramente são largadas batatas-doces na areia da praia. Eles gostam das batatas, mas, obviamente, não da areia grudada nas mesmas.
    Um dia, talvez por acidente, um macaco de 18 meses levou uma batata para um córrego próximo, onde a água lavou a areia. Seus irmãos observaram aquilo e começaram a lavar regularmente as suas batatas também. Os cientistas observaram como o grupo familiar imediatamente, repetiram aquele ato e em seguida, amigos da família, também começaram a  praticar esta técnica de lavagem. Foi uma evolução lenta, mas em seis anos, todos os macacos mais jovens aprenderam a lavar a areia de suas batatas-doces. Alguns adultos que imitaram os filhos também aprenderam essa técnica, mas a maioria dos adultos continuaram comendo as batatas-doces sujas.
    Entretanto, algo surpreendente aconteceu, mais ou menos quando 100 macacos aprenderam a técnica da lavagem, de repente, todos na tribo iniciaram  este ritual antes de comer as batatas. Os cientistas não podem explicar a mudança quase instantânea de comportamento. Ainda mais notável, as colônias da mesma espécie em diferentes ilhas - que tinha nunca foram expostas à técnica de lavagem - de repente começaram a lavar suas batatas!
    Sheldrake interpretou este comportamento ao campo morfogenético, explicando que, quando um certo número crítico de uma espécie se adapta, que a adaptação será contido e proliferaram pelo campo. É uma espécie de inconsciente coletivo.
    “Campos mórficos são laços afetivos entre pessoas, grupos de animais - como bandos de pássaros, cães, gatos, peixes - e entre pessoas e animais. Não é uma coisa fisiológica, mas afetiva. São afinidades que surgem entre os animais e as pessoas com quem eles convivem. Essas afinidades é que são responsáveis pela comunicação.”

     A palavra chave aqui é " hábito ", sendo o fator que origina os campos morfogenéticos . Através dos hábitos os campos morfogenéticos vão variando sua estrutura dando causa deste modo às mudanças estruturais dos sistemas aos que estão associados. Segundo o cientista, os campos mórficos são estruturas que se estendem no espaço-tempo e moldam a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material.

Fonte: http://www.viewzone.com/plasticbrain22.html

Um comentário:

  1. http://www.oocities.org/mpennafort/centesimo.html por favor leia e pare de divulgar má ciência, isso é perigoso!

    ResponderExcluir