domingo, 17 de novembro de 2013

O mapa não é o território




Quando acontece alguma coisa na realidade à sua volta, seus olhos captam as imagens, seus ouvidos captam os sons, seu nariz capta os odores e gosto, sua pele sente contato e pressão e você tem sensações relacionadas. Tudo isso vai para o cérebro e forma os pensamentos.

Pelo acúmulo desses pensamentos nós formamos uma noção de como é a realidade, uma representação interna, um MAPA interior para nos guiar no mundo. Mas é importante entender esse princípio básicos da Neurolinguística que diz que O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO.

Até o mesmo o melhor e mais preciso mapa do Rio de Janeiro NÃO É o Rio de Janeiro, é apenas uma representação do território do estado em papel, assim como a NOSSA VISÃO DA REALIDADE É APENAS UMA REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE só que não é em papel, mas em pensamentos.

Todas as vezes em que brigamos com alguém é por uma diferença básica entre o nosso mapa da realidade e daquela pessoa. No seu mapa, por exemplo, ninguém deveria dar fechada nos outros no trânsito, já no mapa de outras pessoas isso não tem problema. Então o cara me dá uma fechada e eu me aborreço, porque meu mapa da realidade foi desrespeitado.

Não existem mapas certos ou errados. Existem mapas QUE LEVAM AONDE QUEREMOS IR e mapas que não levam. Por exemplo, se eu quero ter muitos amigos, mas no meu mapa da realidade acredito que os seres humanos são fundamentalmente maus e podem me enganar, fica muito mais difícil conseguir realizar meu objetivo de me relacionar com pessoas ao nível de amizade.

Por isso precisamos constantemente atualizar nossos mapas para estar mais próximos dos resultados que queremos. Os preconceitos, por exemplo, são mapas de pessoas que não se permitem atualizar suas representações internas, então acabam tendo aquela mesma crença pra sempre e julgando os outros baseado nisso.
Você tem atualizado seu mapa?

Se quiser saber mais cadastre seu e-mail no seguinte link http://forms.aweber.com/form/95/738441795.htm ou também pode seguir as publicações da página: Seja Excelente - Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário