segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Desafio de lógica


EIS MAIS UMA DAQUELAS ATIVIDADES QUE DESAFIAM NOSSA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO LÓGICO...



A imagem pertence a Science-fact, mas segundo Gardner, todos deveriam praticar atividades que desenvolvessem a sua Inteligência lógico-matemática, por exemplo: Em 1983, Bárbara Mc Clintock ganhou o Prêmio Nobel de Medicina ou fisiologia  por seu trabalho em microbiologia. Seus poderes intelectuais de dedução e observação ilustram uma forma de inteligência lógico-matemática, frequentemente rotulada como "pensamento científico".

Seu assistente de pesquisa encontrava plantas que eram apenas 25 a 30 por cento estéreis enquanto ela encontrava 50 por cento de esterilidade no milho. Isso se comprovou depois quando ele arquitetou o seu raciocínio passo a passo originando daí a 
diferença dos 30 por cento. 

Esse fato ilustra bem dois aspectos da inteligência lógico matemática. Primeiramente, no indivíduo talentoso, o processo de resolução do problema geralmente é surpreendentemente rápido. O cientista lida com várias hipóteses que avaliadas serão 
aceitas ou rejeitadas. 

O fato registra também a natureza não verbal da inteligência. A solução de um problema pode ser encontrada antes de ser articulada. Isso acontece com ganhadores de Prêmio Nobel ou então com quem possui a inteligência lógico-matemática. Esta inteligência é apoiada por critérios empíricos. Certas áreas do cérebro são mais importantes do que outras no cálculo matemático. 

Fonte: TRAVASSOS, Luiz. Inteligências Múltiplas. In REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA, vol 1, nº 2 - 2001

5 comentários:

  1. 111 Pois:
    6-3=(3)
    6+3=(9) junto o resutado: primeiro diminuindo q no caso o (3) com o resultado da soma (9) dando 39
    ----
    9-4= (5)
    9+4= (13) junto o resultado: primeiro diminuindo q no caso o (5) com o resultado da soma (13) dando 513
    ------
    18-16= (2)
    18+16= (34) junto o resultado: primeiro diminuindo q no caso o (2) com o resultado da soma (34) dando 234
    6-5= (1)
    6+5= (11) junto o resultado: primeiro diminuindo q no caso o (1) com o resultado da soma (11) dando 111

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