sexta-feira, 4 de abril de 2014

Recursos Mnemônicos


     São conjuntos de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização. Consistem na elaboração de recursos auxiliares tais como esquemas, gráficos, símbolos, palavras ou frases relacionadas como o assunto que se pretende memorizar. Nos permitem uma melhor assimilação de um conteúdo.
         As placas de trânsito são recursos mnemônicos que nos fazem lembrar as regras estabelecidas, por exemplo se estamos dirigindo e vemos uma placa de “lombada”, automaticamente já sabemos o que vem a frente, porém imaginem se no lugar do símbolo representado na placa tivéssemos que ler a palavra...certamente precisaríamos de mais tempo para a assimilação do “conteúdo”.
      Recursos mnemônicos são muito utilizados no processo de aprendizagem, pois quando, lá educação infantil o professor se utiliza de músicas enfocando determinados conteúdos, ele está trabalhando com técnicas mnemônicas.
Do modo diferenciado, mas com a mesma função, os ícones que temos em nossos computadores ou mesmo nos sites da web, nos servem de recursos mnemônicos ou seja facilitadores da memória. Logomarcas também são recursos mnemônicos que nos servem de “gatilhos” para a lembrança dos produtos que determinado estabelecimento comercializa.
   Enfim, nosso cérebro tem maior facilidade de memorização quando proporcionamos atividades que simplifiquem o conteúdo a ser aprendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário