segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Linguagem – Cruz Alta - RS



Ana Lúcia Hennemann¹
Neste sábado (03/12/2016) lecionei em Cruz Alta – RS, a cidade é uma verdadeira relíquia cultural-histórica, com 188 anos de emancipação e nacionalmente conhecida como a terra natal de grandes personalidades brasileiras, tais como: o escritor Érico Veríssimo, os políticos José Gomes Pinheiro Machado, Júlio Prates de Castilhos e Salvado Pinheiro Machado, bem como o artista plástico Saint Clair Cemin.  
Cruz Alta em 2010 contabilizava 62.776 habitantes e possui pontos turísticos belíssimos, sendo que aqui destaco o Museu Érico Veríssimo, que é a casa onde o escritor nasceu e lá pode-se encontrar manuscritos do escritor, inúmeras fotos, sua máquina de escrever, livros, entre outros objetos. A casa que foi reformada em 2007 e é Patrimônio Histórico do Estado, atualmente é palco para o Projeto Acústico no Museu e recebe a visita de milhares de pessoas anualmente.
Cruz Alta, no presente ano, já conta com a terceira turma de Neuropsicopedagogia se formando através do CENSUPEG. Isto é um fator muito importante, tanto no aspecto institucional da educação, quanto no aspecto clinico. Pois, o neuropsicopedagogo é um profissional comprometido com o processo de aprendizagem, que está em constante processo de formação, estudando:
[...] a neurofisiologia, a neuroanatomia, a memória, as emoções, percepções do mundo, e principalmente dominar conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso, sob o comando cerebral, relacionando as funções executivas, englobando toas as possibilidades de aprendizagem humana. (SANT’ANNA & FULLE, 2016, p.12)

Quando há o entendimento do desenvolvimento do sistema nervoso do indivíduo, há maior possibilidade de se ter o entendimento do que é o normal e o que é o patológico, e nesse sentido o neuropsicopedagogo cursa disciplinas voltadas as mais diversas áreas, procurando desta forma ter amplos conhecimentos que lhe servirão de subsidio para a prática profissional.
Desta vez, a disciplina estudada pela turma de Cruz Alta foi de Linguagem. Na mesma, foram abordados conteúdos tais como: Conceito de Linguagem, Desenvolvimento da Linguagem, Alterações na Linguagem, Avaliação, Intervenção e Prevenção na Linguagem
Como forma de nos prepararmos para a disciplina de Estágio Supervisionado, simulamos uma das testagens voltadas a Linguagem, ou seja, o TDE (Teste de Desempenho Escolar). Ele é um instrumento psicométrico que auxilia na avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar: escrita, aritmética e leitura. Porém, como a disciplina é Linguagem, focamos apenas na parte do teste que avalia escrita e leitura.

A importância destas atividades de simulações é que trazem a aproximação do futuro neuropsicopedagogo com estes instrumentos, oportunizando o estudo de como se deve seguir as instruções do manual, ou de que forma se avalia os resultados obtidos pelo indivíduo que fez a testagem.
Entretanto, também foi ressaltado que antes de saber o como fazer uso destas testagens o importante é se apropriar do conteúdo do livro “Neuropsicopedagogia Clínica” da autora Rita Russo, principalmente no capítulo III, intitulado “Dificuldade de Aprendizagem”.
O maravilhoso deste dia foram as contribuições trazidas pelas alunas ressaltando os conhecimentos já enfocados em outras disciplinas do curso, bem como a grande adesão que esta turma teve em fazer a sua carteirinha de associação a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp), pois desta forma já estão procurando contemplar a seriedade, o profissionalismo e comprometimento ético que a profissão exige, além de ter exclusividade no acesso a todas notícias e artigos sobre a Neuropsicopedagogia.

Referências:

RUSSO, Rita. Neuropsicopedagogia Clínica: Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2015.

SANT’ANNA, Clarice. FULLE, Angelita. Neuropsicopedagogo Pesquisador: A importância da constante formação. In:  Boletim SBNPP- Agosto 2016. Joinville: SBNPp, 2016.

STEIN, Lilian. TED: Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.


NotaSe você tem dúvidas relativas a Neuropsicopedagogia, consulte o site da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia: www.sbnpp.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
[1]Especialista em Alfabetização, Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica e Neuroaprendizagem. - whatsApp - 51 99248-4325

Nenhum comentário:

Postar um comentário