Ana Lúcia Hennemann¹
A Linguagem é um dos fatores
primordiais do desenvolvimento humano. Através dela que nos comunicamos, que
expressamos o que queremos, sentimos, que nos relacionamos com outros. Dentro do
curso de Neuropsicopedagogia Clínica o enfoque é para a linguagem relacionada à
leitura e escrita, pois quando estas não se encontram em pleno funcionamento
podemos estar diante de um Transtorno Especifico de Aprendizagem que exige uma
boa bagagem de conhecimento para fazer a avaliação e a intervenção.
Desta vez, a disciplina ocorreu
em Araranguá, cidade de Santa Catarina. Como já havia mencionado na publicação Habilidades
Matemáticas – Araranguá – SC, a cidade é belíssima e possui um maravilhoso
ponto turístico que mercê destaque: o balneário Morro dos Conventos.
Embora a cidade já tenha
outros profissionais de neuropsicopedagogia formados pelo CENSUPEG, esta
é a primeira turma de neuropsicopedagogos clínicos que por sinal estão nas
últimas disciplinas do curso, e, justamente no mês em que o “corre-corre” das
atividades profissionais é imenso, principalmente para quem atua na área
educacional (elaboração de provas, correção, registro de notas, escrita de
pareceres, ensaio para apresentação de final de ano, etc) ainda assim há aqueles
que encontram tempo para estudar, se aperfeiçoar, buscar subsídios que agreguem
valor na melhora da qualidade de vida daqueles com os quais interagem ou
futuramente irão interagir.
E por isso, estas
pós-graduandas de Araranguá, tiveram que deixar em “modo de espera” o convívio
com a família, amigos, atividades profissionais e mantiveram o foco na aula
aprendendo a diferenciar quando estamos diante de uma criança que sofreu um
processo de “não alfabetização” de uma que tem um Transtorno Específico de
Aprendizagem, por isso passamos o dia estudando diversos aspectos que envolvem
a Linguagem (Fundamentos, bases neurológicas, desenvolvimento normal e alterações).


Como forma de aliar todo
conhecimento provindo dos referencias teóricos com a pratica clínica, foi
proporcionado as alunas atividades práticas, contemplando intervenção
relacionada aos pressupostos da prontidão para alfabetização, e também a leitura
e escrita.
Referências:
MOOJEN,
Sônia Maria. CONFIAS: Consciência
Fonológica: instrumento de Avaliação Sequencial. São Paulo: Casa do Psicólogo,
2007.
RUSSO,
Rita. Neuropsicopedagogia Clínica:
Introdução, Conceitos, Teoria e Prática. Curitiba: Juruá, 2015.
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[1]Especialista em
Alfabetização, Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia
Clínica e Neuroaprendizagem. - whatsApp - 51 99248-4325