Me sentindo em débito com as amadas de Igrejinha!!!
A aula ocorreu no início de março, no entanto o encanto
dessas meninas pela neuropsicopedagogia é algo contagiante que perpassa a
barreira do tempo/espaço.
Igrejinha, cidade aqui do Rio Grande do Sul, na qual os
cursos de pós-graduação do Censupeg
ocorrem sob a responsabilidade da gestora Sigrid Becker. Gente,
essa mulher é um show! Está presente em muitos momentos da aula procurando
auxiliar em tudo que for necessário tanto para os alunos quanto os professores.
Nela também fica evidente o “jeito Censupeg de ser”.
Antes que me perguntem: - Afinal de conta que jeito é esse? Já
esclareço com propriedade que existem muitas definições para o “jeito Censupeg
de ser”, sendo que, uma em especial carrego dentro do meu coração, a mesma ecoa
através das palavras do diretor presidente Sandro A. Albano, quando
ele diz: [...]o que não dá para faltar em educação é AMOR e CARÁTER [...]
quando você aprende que fazer o bem é muito gostoso e que ajudar os outros fica
perfume nas suas mãos, a gente vai entender que dá para fazer um mundo melhor,
como a gente já está fazendo.
Como professora, amante da profissão, tento dar o meu
melhor, contudo jamais posso deixar de perceber que aqueles que estão dentro da
sala de aula, também estão dando o melhor deles, buscando melhorar sua
qualificação para “perfumar a vida de tantos outros”, e é isso que estas amadas
neuropsicopedagogas de Igrejinha me fizeram perceber durante as disciplinas de Fundamentos
e Prática em Equipe Multiprofissional IV e V, ou seja Linguagem e Habilidades
Matemáticas. Foram dois dias de estudo, prática profissional, exercício de aplicação
de testagens e interpretação dos resultados obtidos como forma de sistematizar
quais as intervenções a serem propostas.
A estrutura curricular do curso de Pós-Graduação em
Neuropsicopedagogia, proposta pelo Censupeg, apresenta ao todo 5 disciplinas de
Fundamentos, todas elas voltadas a áreas que o neuropsicopedagogo deverá
avaliar e intervir, fundamentadas desde a base neurobiológica,
desenvolvimento típico e atípico, bem como quais instrumentos podem ser
utilizados na avaliação e intervenção.
Nossos alunos são orientados em conformidade com o Código
de Ética Técnico Profissional de Neuropsicopedagogia, a Nota
Técnica 01/2016 e o livro Neuropsicopedagoga
Clínica da Drª Rita Russo. Nesse sentido, como instituição, temos certeza
de que estamos formando profissionais altamente qualificados e que farão a
diferença no contexto neuropsicopedagógico, principalmente porque foram ensinados nos princípios do AMOR e CARÁTER.
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