quinta-feira, 22 de março de 2018

NEUROPSICOPEDAGOGO CLINICO E INSTITUCIONAL TERÁ 2 CÓDIGOS NA CBO



No 14 de março de 2018, aconteceu o painel de convalidação para a inclusão das ocupações NEUROPSICOPEDAGOGO CLÍNICO e NEUROPSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES – CBO, documento do Ministério do Trabalho.
Participaram desse momento a SBNPp e os profissionais: Bárbara Madalena Heck da Rosa, Angelita Fülle, Rita Margarida Toler Russo, Fabrício Bruno Cardoso, Ana Lucia Hennemann, Rosane Edmaig Arruda Dias, Daiana Aparecida Silveira Gonçalves Costa e Sueli Valentim Sanches Bazan, também contou-se com a presença de representantes da Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do MTb – CCBO/MTb e da coordenação da FIPE.
Serão 2 códigos: 1 para o NEUROPSICOPEDAGOGO CLÍNICO e 1 para o NEUROPSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL, os códigos serão publicados e poderão ser utilizados a partir de meados de Fevereiro de 2019, período que será publicada a nova atualização da CBO.”

O ISSO SIGNIFICA?

A Classificação Brasileira de Ocupação (CBO) tem como finalidade identificar as ocupações e as ações que os profissionais devem desenvolver dentro de seus perfis profissiográficos. Tendo seus códigos definidos, os profissionais da neuropsicopedagogia tanto institucional quanto clínicos, poderão já em 2019 ter seus direitos assegurados (auxilio doença, aposentadoria, etc).  Também, poderemos participar dos primeiros concursos dentro destes campos de atuação.

Contudo é importante saber que o CBO não regulamenta uma profissão, isso é realizado através de outros caminhos.  A CBO apenas tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios juntos aos registros administrativos e domiciliares.

O importante é que ao fazer matrícula num curso de pós-graduação que esteja de acordo com o que prediz a SBNPp, (Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia), inclusive estamos ofertando tanto a pós em Neuropsicopedagogia Clínica quanto a Institucional...

Seguem abaixo nossos contatos caso queira mais informações:

Informações e matrículas:
(051) 99248-4325
(051) 99750-8901
novohamburgo@censupeg.com.br

12 comentários:

  1. Bom dia, prof. Ana Lúcia. Que boa notícia sobre nosso curso de Pós em Neuropsicopedagogia Clínica! O cadastro no CBO já é mais um avanço positivo. Fico feliz, pois ao concluir a Pós em Neuropsicopedagogia Clínica já iniciei meus estudos em Neuropsicopedagogia Institucional pensando em trabalhar na área.
    Abraços com saudades da sua aula em Cruz Alta.
    Marilise

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!! Como ira funcionar? Teremos que nos cadastrar Onde? teremos algum tipo de identificação ou poderemos simplesmente usar o código quando necessário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite não obtive resposta!!!
      Consultei o CBO e ainda não consta o numero do neuropsicopedagogia, estou ansiosa pois tenho a formação desde quando surgiu essa especialidade e não posso usar nenhuma identificação em caso de relatórios e outros, pois a especialização não existe é só figurativa!!! Gostaria de obter respostas. Obrigado

      Excluir
  3. Bom dia professora fico feliz pelos avsnava pois estou finalizando neuropsicopegagogia Clínica e cada dia vejo que essa área sera um divisor de aguas na vida de muitas pessoas com dificuldades.
    Sou do interior do Nordeste da cidade de Jacobina Ba chapada diamantina

    ResponderExcluir
  4. boa noite, nao li sobre a psicopedagogia clinica, a clinica tambem pode ser a hospitalar

    ResponderExcluir
  5. retificando, nao li sobre a hospitalar

    ResponderExcluir
  6. Já conclui a pós de neuropsicopedagogia,como faço para ter o número da CBO.No aguardo

    ResponderExcluir
  7. Como faço para conseguir número do cbo eoropsicoledagogia

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, sou neuropsicopedagoga como faço para obter o CBO dA neuropsicopedagogia???

    ResponderExcluir
  9. Também estou querendo saber o CBO DE NEUROPSICOPEDAGOGIA CLINICA

    ResponderExcluir