Contato

Sejam bem-vindos a este blog!




      O objetivo do mesmo é a troca de aprendizagens entre os profissionais e estudantes da educação procurando agregar os conhecimentos das neurociências. Por isso, se você tem qualquer paper ou artigo relacionado a esta área e deseja divulgá-lo para que demais pessoas possam lê-lo, basta enviar para o seguinte e-mail:



      Aviso:

            - As imagens, infográficos e alguns artigos aqui postados se encontram disponibilizados na internet, e, na medida do possível foram todos devidamente creditados aos seus autores, pois o objetivo deste blog é proporcionar informação e conhecimento para  as pessoas que tenham interesse em neurociências e educação. Caso encontrar algum destes materiais que não esteja com os seus créditos atribuídos, por favor entre em contato que a postagem será retirada.
                         De acordo com este ponto de vista, também autorizo a cópia de qualquer postagem de minha autoria em outros locais da mídia, desde que o meu nome também seja devidamente creditado.

15 comentários:

  1. Gostei muito do blog. Parabéns, Professora!!!

    ResponderExcluir
  2. Blog perfeito, parabéns!
    Fiz um curso de especialização na área da neuropsicopedagogia (sou professora) e gostaria muito de continuar minha formação na área... Faz tempo que procuro algum curso de mestrado mas não encontrei ainda... Vc conhece alguma instituição que ofereça ou que possa vir a oferecer? Abraços
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane!
      A questão do mestrado depende em que região você mora, mas na maioria das Universidades há mestrados voltados às neurociências...
      Abçs

      Excluir
  3. Buenos Dia,
    mi nombre es Julian Ivaldi y yo quisiera señalar a su atención mi investigaciónes sobre los procesos mentales, y cómo afectan el cuerpo humano, publicado en las páginas web: www.psychophysics.eu, www.psicofisica.it

    Le saluda atentamente,
    Juliano Ivaldi

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, gostei muito esta sendo de grande valia, sou estudante de psicanálise e estou sempre buscando aprender mais. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    parabéns pelo blog, muito esclarecedor! Tenho interesse em fazer formação em Neuroeducação, trabalho com desenvolvimento de professores e equipe escolar... Qual instituição você me indicaria para fazer essa formacão?
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana Lúcia Hennemann,
    sou recém chagada no blog e desde já cito com estima o quanto me acrescentou.
    gostaria de citá-la em meu TCC, a sra. poderia divulgar seu Lattes para que eu possa pesquisar como fazer?
    Cordialmente,
    Amanda Costa

    ResponderExcluir
  7. Prezada Ana Lúcia, boa tarde.
    Após passar tardes prazerosas em seu site me sinto a vontade para dirigir esse email a vc e fazer uma pergunta.
    Primeiramente me apresento com profissional licenciada em ciências biológicas com pratica em sala de aula e com um interesse especial em neuro ciências e comportamento animal, especificamente primatas.
    Estou redimensionando o meu perfil profissional e gostaria de saber se uma especialização em neuropsicopedagogia, neuroaprendizagem, psicopedagogia clinica e institucional etc, poderia aproximar-me em alguns aspectos do estudo cognitivo e/ou comportamental de primatas. Qual dessas especialidades dispõe de abordagens e testes/experimentos que poderiam ser "extrapolados" para a ciência do comportamento animal?
    Moro e trabalho no interior de Mato Grosso por isso necessito de um curso que seja EAD.
    Encaminho exemplo de uma ementa para sua apreciação, questionando se alguma das disciplinas oferecidas nesse curso chega perto da minha proposta, Aceito com muito prazer sua sugestão.
    Muito obrigada, Maria Lúcia mlspanga@gmail.com

    http://www.ucamprominas.com.br/public/docs/58d7794f9a680432.pdf

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu blog! O conteúdo é rico e original! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ana Lúcia,
    Sou mãe de 04 filhos, dentre eles duas gêmeas de 13 anos onde uma nasceu pre matura de peso com 690gr e 38 semanas. Embora tenha ficado 68 dias na uti , tudo correu bem , sem nenhuma complicação. Seu desenvolvimento ao longo desses 13 anos ocorreu sem maiores problemas, apenas possui baixa estatura , miopia , uma dificuldade de aprendizado(até agora moderada) e alteração no PAC , tudo isso acompanhado de profissionais. Atualmente ela só faz terapia , pois me preocupo muito com essa fase difícil que é a adolescência .Acontece que ultimamente venho percebido que ela tem uma certa dificuldade de acompanhar sua irmã e algumas amigas, fazendo com que ela se isole de algumas pessoas. Isso é tão sútil que apenas eu percebo, mas tenho certeza que pode piorar. Li seu artigo de possíveis terapia da neuroplasticidade e gostaria de saber onde posso me informar melhor , já que achei pouco sobre esse assunto ligado a prematuros nas pesquisas que fiz. Queria também uma orientação sobre um bom profissional nesse ramo. Tenho pavor em pensar que posso fazer alguma coisa para estimular e ajudar e não faço por motivo de falta de conhecimento. Moro na região dos lagos do Rio de Janeiro. Muito grata Fabíola

    ResponderExcluir
  10. olá! é um prazer conhecer este blog. Mas uma duvida, você é adepta aos conhecimentos neurologicos que realmente provam que o metodo fonico é o melhor? conhece o trabalho do professor Luis Carlos faria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, particularmente não sou fã do método fônico. Ao meu ver ele não é o melhor, tenho como experiência que é o melhor método é aquele que venha de encontro ao aluno, portanto mesmo que na sala de aula se opte por ensinar usando tal ou tal método, a alfabetização só acontece mesmo, quando o professor tem a atenção individualizada ao aluno. Ou seja, ele precisa reservar um tempo individual com o aluno e avaliar se o método está atendendo às necessidades do educando.

      Excluir
  11. Olá, você saberia me dizer qual o nome técnico dos movimentos de língua que a criança faz ao desenhar, por exemplo? Eles são normais ou prenunciam algum tique?
    Obrigada,
    Rita Capdeville

    ResponderExcluir
  12. bom dia. Excelente blog! estou formando em pedagogia e fazendo um curso de pedagogia waldorf, estou procurando uma pós/especialização na área de neuropedagogia, moro em BH/MG, tem alguma que possa indicar mesmo que não seja em minha cidade.
    obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  13. SEU CÉREBRO PASSANDO DE FASE!
    O site www.menteturbinada.com.br e app MENTETURBINADA disponível nas lojas IOS, ANDROID e WINDOWS vem de encontro com vossa proposta : NEUROCIÊNCIA EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO.
    Gostaria de ter a oportunidade de fazer uma apresentação mais detalhada e conversar sobre possível parceria.
    Agradeço a atenção.
    Sandra < sandra@menteturbinada.com.br>

    ResponderExcluir